sábado, 10 de março de 2012

EM CARIACICA Agente de penitenciária feminina no Espírito Santo denuncia tortura de presa grávida


Da Redação - 05/03/2012 - 12h39

O TJ-ES (Tribunal de Justiça do Espírito Santo) recebeu na última sexta-feira (02/3) denúncias sobre torturas que ocorreram na Penitenciária Feminina de Tucum, em Cariacica. Uma agente de presídio, que participava de sessões de “procedimentos” não convencionais, entregou à Presidência do TJ-ES uma gravação de ocorrências semelhantes às que ocorriam no Centro de Detenção Provisória de Aracruz.

Segundo depoimento da agente, ao entregar as provas, as imagens foram feitas há cerca de um ano. Nelas, uma presa, grávida, é submetida a exaustivas sessões de agachamento como punição disciplinar. O desembargador Willian Silva, presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento à Tortura, já caracterizou esse tipo de procedimento, analisando o caso do CDP de Aracruz, como “sessões de tortura da pior espécie, porque causam lesões somente detectáveis por ressonância magnética”.

A agente revelou que estava com a “consciência pesada” e sentiu-se motivada a entregar as provas depois de observar as iniciativas da Justiça para coibir tratamentos desumanos a presos. No vídeo, a presidiária grita que, daquele jeito, iria perder a criança.

O desembargador Silva, encaminhou o caso para a promotora Luciana Andrade, coordenadora do Grupo de Trabalho de Execuções Penais do Ministério Público Estadual, para instauração de processo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário