domingo, 17 de julho de 2011

Expedição virtual que revela um novo Alemão

Expedição virtual que revela um novo Alemão

Foto panorâmica de O DIA Online revelou até a moradores ângulos novos da favela

POR MARIANA MOURA
Rio - O Complexo do Alemão como se nunca viu. Literalmente. O DIA Online trouxe pela primeira um tour virtual de uma favela, com visão panorâmica, onde foi possível enxergar casas, escolas, quadras esportivas, cinema e as estações do teleférico. A novidade agradadou a todos, moradores ou não, que passaram esta sexta-feira conhecendo mais da sua própria comunidade. 
Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia
Os amigos Cristiane e Odilon se divertiram descobrindo a localização de suas casas e de pontos conhecidos | Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia
Quando viu a capacidade de da ferramenta, Cristiane Souza, 31, se espantou.“Caramba, será que dá pra ver minha casa?”, comentou. Moradora do Complexo há seis anos, a comerciante apontou a Igreja da comunidade, a padaria e a venda onde compra doces. O amigo Odilon Lima, 35, também ficou surpreso. "Dá para ver onde eu moro, ali do lado da quadra, na Praça do Terço”, indicou.
A novidade veio a calhar: tanto Cristiane quanto Odilon queriam passar os aspectos positivos de onde moram para seus familiares, de Ubaitaba (Bahia) e Natal (Rio Grande do Norte), respectivamente. “Eles ouvem falar de violência. Agora a gente vai mostrar o lado bom, nossa casa, nossa vida”, explicou o cozinheiro. “Vou colocar agora no Facebook para eles ‘curtirem’”, completou Cristiane.
Quem conhece bem o Complexo também aprovou a gigafoto. Alexandre Correia da Silva, 35 anos, nasceu em casa, na Rua Armando Sodré, na parte de Olaria. Na imagem, mostrou onde o pai, Wanderlei, e a irmã, Luciene, moram. "As casas deles foram desapropriadas pelas obras do PAC e porque estavam em áreas de risco. Agora eles vivem ali, no Condomínio Palmeiras", apontou. O auxiliar administrativo da Unisuam ainda identificou o Clube Nova América, lugar que frequentou durante sua infância. "A violência não nos permitia ir, por exemplo, no Morro do Adeus. Essa foto permite aos moradores enxergar uma parte do Alemão que nem eu conhecia", explica Alexandre. "A pacificação também permitiu a exploração da nossa favela através do Fotoclube Alemão, grupo que se reúne aos sábados para fotografar a favela", completa.
Para Loane Souza de Oliveira, 37, a imagem remeteu a momentos especiais. "Aqui era o baile, onde eu conheci o pai das minhas filhas. Logo acima é a escola delas, a Caic Teophilo de Souza Pinto", mostrou. Segundo a cozinheira, as mais velhas, Nadilane, 20 e Dejaline, 16, vão aproveitar muito a ferramenta. “É legal saber que estamos sendo divulgados no mundo inteiro. Antes a gente ouvia falar em Rocinha e Dona Marta e tinha inveja. Agora é a vez deles! Ninguém tem uma foto bonita como essa”, brincou.
 Confira como é fácil acessar o serviço
Basta clicar AQUI para acessar a gigafoto. O internauta tem visão de 180 graus da comunidade. O passeio pode começar usando 9 âncoras dispostas na base da tela. Clique num quadrado para ser levado a um ponto da comunidade.
Para aproximar e ver, por exemplo, uma família se divertindo numa laje, aperte a tecla Shift; para afastar, aperte a tecla Control (Ctrl), ou use o botão giratório do mouse.

Para virar a imagem para a direita, mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse e arraste para a direita. Para avançar para a esquerda, mantenha pressionado e arraste para a esquerda. 

Para ver mais acima ou embaixo, mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse e arraste-o no sentido desejado. Ou use as setas direcionais do teclado e viaje pelo Alemão.

Nenhum comentário :

Postar um comentário