quarta-feira, 15 de junho de 2011

A LUTA DO POVO SÍRIO

Caros amigos e amigas do Brasil, 



Nos últimos dois meses, o regime sírio matou e torturou milhares de pessoas que participaram dos protestos. Nas próximas 24 horas, o Conselho de Segurança da ONU pode aprovar uma resolução que ajudará a acabar com a violência, porém o governo brasileiro, de forma chocante, ameaça votar contra esta resolução. Nas próximas 24 horas vamos inundar com mensagens a presidente Dilma Rousseff e o Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, pedindo que apoiem o fim da violência

LigueAgora!
Dezenas de milhares de sírios foram assassinados, torturados, desapareceram  ou foram expulsos de suas casas, numa terrível repressão das forças governamentais para silenciar manifestantes pacíficos que defendiam a democracia. O governo brasileiro sabe disso tudo, mas ameaça, de forma chocante, votar contra uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que poderá ajudar a acabar com esta violência 

Apesar de dois meses de relatos horríveis vindos da Síria, o Conselho de Segurança da ONU até pouco tempo não fez nada. Mas agora, dentro de 24 horas, poderá decidir aplicar pressão máxima sobre o presidente Bashar al-Assad para ele acabar com a repressão. Porém, sem o apoio do Brasil, a resolução não será aprovada. A maior parte dos membros do Conselho são favoráveis a medidas fortes para pressionar o regime sírio, mas a Rússia e a China ameaçam vetar a resolução. Se o Brasil votar pela condenação de Assad, esses países ficarão isolados e muito provavelmente irão se abster e deixar que a resolução seja aprovada. 

Hoje, o Brasil tem uma escolha: defender os direitos humanos ou aceitar uma brutalidade inimaginável contra civis inocentes. Sabemos que a presidente e o ministro das Relações Exteriores são sensíveis à pressão pública. Não podemos permitir que os nossos governantes fiquem indiferentes quando um número crescente de homens e mulheres corajosos e até mesmo crianças são mutilados e mortos. Vamos inundar suas caixas de correio com mensagens, exigindo que aprovem uma resolução forte. Envie uma mensage agora e depois encaminhe este alerta: 

http://www.avaaz.org/po/24_hours_for_brazil_to_help_syria/?vl

O governo brasileiro diz estar preocupado que a condenação da violência terrível do regime Sírio irá gerar uma insegurança regional e escalar o conflito. Porém, eles estão fechando os olhos para os fatos: a violência está partindo do regime, que está bombardeando bairros, cortanto água, comida e assistência médica para cidades; cometendo massacres em larga escala em várias cidades, violentando sexualmente presos do sexo feminino e masculino; e levando milhares a buscarem refúgio na Turquia para escapar da violência. É portanto a repressão do regime que está ameaçando a segurança regional. 

Mas a repressão não será vitoriosa -- quanto mais o regime assassina manifestantes inocentes, como Hamzah al-Khateeb de 13 anos, um menino que o regime torturou até a morte, mais os manifestantes se revoltam e se comprometem com a mudança política pacífica. Vários encontros de representantes da oposição reafirmaram o seu compromisso com o protesto pacífico e rejeitaram a ideia de uma intervenção militar. 

Somente uma reação internacional poderá dividir o regime e acabar com a repressão -- e o Brasil tem um papel fundamental na liderança deste processo. A condenação do Conselho de Segurança e as sanções sobre o regime sírio -- incluindo um embargo a armamentos, sanções financeiras e de viagem para lideranças políticas e militares, indicação dos abusos criminosos para o Tribunal Penal Internacional para investigações e melhorias na assistência a refugiados e vítimas -- irão incentivar soldados e líderes políticos a verem que o regime do al-Assad está perdendo aliados e controle do poder, ajudando-os a mudarem de lado. 

O Brasil recentemente assinou tratados de comércio com a Síria e o Brasil tem uma grande comunidade de imigrantes e descendentes sírios. Como um país que tem laços com a Síria e sendo uma liderança do cone Sul, o Brasil pode ser um ator com credibilidade única para defender os direitos dos manifestantes pacíficos deste país -- tanto com o regime do al-Assad quando com a Rússia e China. 

Vamos nos unir para fazer de tudo para pressionar o Brasil a apoiar esta resolução crucial da ONU, para mostrarmos aos homens e mulheres corajosos da Síria que eles não estão sós na sua luta pela justiça e liberdade. Envie uma mensagem depois divulgue: 

http://www.avaaz.org/po/24_hours_for_brazil_to_help_syria/?vl 

A nossa nação também tem uma história de luta contra a repressão -- nós também tivemos que atravessar um período sombrio até conseguirmos construir a base para um futuro melhor. Agora é a nossa vez de apoiar cidadãos por todo o Oriente Médio enquanto eles lutam pacificamente por um futuro mais seguro, menos corrupto e mais justo para eles e suas famílias. 

Com esperança, 

Stephanie, Graziela, Laura, Alice, Rewan, Ricken, Mohammad e toda a equipe Avaaz

Mais informações:

Síria prende centenas em operação varredura, dizem testemunhas
http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2011/06/siria-prende-centenas-em-operacao-varredura-dizem-testemunhas.html

França pede que Brasil mude posição sobre Síria na ONU:
http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE75C0PL20110613

Enviado da ONU afirma que demora na reação sobre a Síria custa vidas:http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5g6iXNisQJYymBP5ovrICaz8dD3QQ?docId=CNG.e9da2a9d60da129845322100a8ccb47e.31

Mais de 10 mil sírios fogem para Turquia e Líbano (ONU): http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5hDaDRoBR9fV21jhG0rKb2ytE8QMw?docId=CNG.7538984009e3973f6f21d00f49e60d68.81

Após combates, Exército retoma o controle de cidade no norte da Síria: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/06/110612_siria_exercito_mdb.shtml


Apoie a comunidade da Avaaz! Nós somos totalmente sustentados por doações de indivíduos, não aceitamos financiamento de governos ou empresas. Nossa equipe dedicada garante que até as menores doações sejam bem aproveitadas -- clique para doar.




A Avaaz é uma rede de campanhas globais de 9 milhões de pessoas
 que se mobiliza para garantir que os valores e visões da sociedade civil global influenciem questões políticas internacionais. ("Avaaz" significa "voz" e "canção" em várias línguas). Membros da Avaaz vivem em todos os países do planeta e a nossa equipe está espalhada em 13 países de 4 continentes, operando em 14 línguas. Saiba mais sobre as nossas campanhas aqui, nos siga no Facebook ou Twitter.

Esta mensagem foi enviada para jlrs@ufpr.br. Para mudar o seu email, língua ou outras informações, entre em contato pelo link http://www.avaaz.org/po/contact/?footer. Não quer mais receber nossos alertas? Para decadastrar envie um email para unsubscribe@avaaz.org ou clique aqui.

Para entrar em contato com a Avaaz, não responda este email, escreva para nós no link www.avaaz.org/po/contact.

Nenhum comentário :

Postar um comentário