sábado, 18 de junho de 2011

115 milhões de crianças no numdo estão elvolvidas em trabalhos perigosos

trd:jose luiz
A 115 milhões de escalonamento para os 215 milhões de crianças trabalhadoras no mundo estão envolvidas em trabalhos perigosos ou as piores formas de trabalho infantil, diz um relatório divulgado pela sede em Genebra Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O relatório, que foi lançado em comemoração do Dia do Mundo deste ano contra o Trabalho Infantil, indicou que a cada minuto, uma criança que trabalha em algum lugar do mundo sofreu um trauma  decorrente de acidente de trabalho, doença ou  dano psicológico relacionados ao mesmo.

O relatório, que foi lido pelo Sr. Emmanuel Kwame Mensah, Gerente de Projetos da OIT, em Gana, na sexta-feira durante o lançamento da celebração 2011 do Dia pediu aos governos, empregadores e trabalhadores a ser cometidos na implementação de políticas e ações que poderiam  por fim no trabalho infantil.

O relatório pediu a todos os países para garantir que as crianças fossem  enviadas à escola pelo menos até o alcance da idade mínima de emprego, conforme estipulado nas leis dos países membros.

"Também vamos apelar a todos os países membros a estabelecer uma lista de trabalho perigosos, conforme exigido pelas convenções da OIT do Trabalho Infantil", disse o relatório.

Ele também pediu mais educação para as crianças que tinham atingido a idade mínima, mas podem estar em risco em seus locais de trabalho.

"Nós também estamos apelando para os empregadores a organizar formação para os trabalhadores mais jovens para que eles pudessem estar cientes dos riscos, direitos e responsabilidades no trabalho."

O relatório também indicou que as crianças tinham taxas mais altas de ferimentos e mortes do que os adultos, um número significativo de crianças experimentaram longas horas de trabalho, que aumentou seu risco de lesões e mais de 60 por cento das crianças em trabalhos perigosos eram meninos.

"Também foi detectado que o trabalho perigosas é mais comumente encontrado na agricultura, pesca, silvicultura, pastoreio, aquicultura e agricultura de subsistência."

O relatório pediu o fortalecimento da segurança e saúde no trabalho medidas especialmente para adolescentes entre a idade mínima de emprego e 18 anos.

Sr. Mensah observou que até agora 173 dos 183 estados membros da OIT se comprometeram a combater o trabalho perigosos pelas crianças como uma questão urgente, ratificando a Convenção 182 da OIT que trata da piores formas de trabalho infantil.

Sr. Emile Comissário, Short ex-CHRAJ, observou que cerca de 20 por cento das crianças do país estavam envolvidas algum tipo de trabalho infantil, tais como mineração, pesca e vendendo nas ruas.

Ele identificou a pobreza como a principal causa do trabalho infantil e instou aos pais a colocarem em prática as medidas necessárias para assegurar que as crianças não suportem tanto o peso da pobreza.

Ele pediu a aplicação das convenções sobre o trabalho infantil, a fim de assegurar a sua eliminação total do país.

Sr. Samuel Okudzeto Ablakwa, Vice-Ministro da Informação, apelou para uma abordagem mais radical na luta contra o trabalho infantil como foi feito na abolição das diversas formas de  colonialismo , ma escravidão e no pior de racismo.

Ele pediu aos ganenses para estarem  vigilantes e expor pessoas que estavam envolvidas em trabalho infantil, especialmente nas piores formas.

Sr. Okudzeto Ablakwa prometeu empenho do governo em relação à eliminação do trabalho infantil no país.

A celebração deste ano do Dia seria marcado na segunda-feira 13 junho, como 12 de junho, que é a data estipulada, cai no domingo.

A ocasião seria usado para o lançamento do Plano Nacional de Acção para a Eliminação do Trabalho Infantil.

A celebração é sobre o tema: "Atenção!Crianças em trabalhos perigosos: Trabalho Infantil End ".

Nenhum comentário :

Postar um comentário